Niterói, 02 de setembro de 2012

 

A meus pais, Alda e José, no mês em que completariam 58 anos de casamento...

 

Já há algum tempo, eu e Zé Carlos viajamos no meio do ano, quando tiramos férias juntos. Aproveitamos, assim, para comemorar nossos aniversários (julho e agosto) e o de casamento, no início de dezembro, quando nunca podemos nos ausentar, por conta das provas de final do período letivo (já que ambos atuamos no magistério). Este ano faremos 35 anos de casados! Desta vez, fizemos o leste europeu: Praga, Viena, Budapeste, algumas cidades da Polônia e da Alemanha, terminando em Berlim.

 

 
     
 

Portal de Brandemburgo, em Berlim - Alemanha

 
 

 

 

Da capital alemã, fomos para Paris, onde sempre aproveito para unir o útil ao agradável, procurando me reciclar para o semestre seguinte na Aliança francesa.

         Agora, tenho que selecionar as fotos e fazer novamente os meus já famosos álbuns que vocês, papai e mamãe, tanto gostavam de ver e de ler! Vocês nunca viajaram para o exterior fisicamente, mas o faziam através de nossos relatos. Como era gostoso contar os detalhes de tudo que acontecia, telefonando quase todos os dias, ou depois, mostrando as fotos. Lembro sempre de seu incentivo, a cada nova aventura, e de mamãe dizendo: - Vai minha filha; aproveite tudo enquanto puder!

         A viagem foi maravilhosa e a vocês, nosso maior e melhor exemplo de vida a dois, dedicamos mais este “Carnet de Voyage”. Foi um lindo passeio, com direito a cruzeiro no Danúbio, concertos de piano e orquestra de câmara na Áustria e na Polônia, com apresentação do Teatro Negro de Praga, danças folclóricas, mas também com impressionantes visitas aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, às minas de sal de Wieliczka, na Polônia, e ao que restou do Muro de Berlim, hoje uma imensa Galeria de Arte a céu aberto. Visitamos, dentre outros, o Palácio de Schönbrunn, em Viena (onde viveu Sissi, a Imperatriz) e o Parlamento de Budapeste, uma das construções mais belas de toda a Europa. Fomos ao Loreto e à Igreja do Menino Jesus em Praga.

-Mãe, você não imagina como Praga, Budapeste e Viena são bonitas! 

 Conhecemos Wadowice e a Cracóvia, terras polonesas ligadas estreitamente à vida do saudoso Papa João Paulo II.

-Pai, você teria adorado ir lá! 

 

 
     
 

Praça principal da Cracóvia, na Polônia (onde fica a Catedral e onde há um grande mercado de artesanato)

 
 

 

 

 Também conhecemos a Bratislava, capital da Eslováquia, e Potsdam, na Alemanha, onde foi assinado o tratado que oficialmente pôs fim à Segunda Guerra Mundial. Foram quase 20 dias visitando grandes e pequenas cidades (algumas medievais), conhecendo museus, palácios, catedrais, praças, parques e locais históricos.

 

 
     
 

Jardins do palácio de Wallenstein - Praga

 República Tcheca

 
     

           E, ao final, Paris... Novamente! Minha linda Paris! Paris, sempre!

 

 
     
 

Café Pierre - Paris - França

 
     

 

 

 
     
 

Curtindo a Tour Eiffel, em Paris - França

 
     

         

          Queridos pais, estou certa de que vocês devem estar vibrando e curtindo, como de hábito, mais esta nossa inesquecível aventura! Beijos, com muito carinho, de Zé Carlos e meus. Continuo amando vocês! Sua filha,

                                                      Fátima

PS: Ah! Trouxemos mais duas canecas de louça para a coleção de vocês...

 
     
 

 
 
 

Profª Maria de Fátima Xavier

 
 

Todos os Direitos Reservados

 
 
   

 

 

 

 

 

Angela Stefanelli de Moraes - Webdesigner

 
 

02/09/2012