Para visualizar em tela cheia, tecle F11

 

 

DADOS PESSOAIS E APRESENTAÇÃO DO LIVRO: DOIS CONCEITOS DE CIVILIZAÇÃO

 

 

Autor: José Lisboa Mendes Moreira

Data: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 às 19 horas.

Local: Clube Central

Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí), 335- Icaraí-Niterói-R.J.

 

     Editado pelo próprio autor, Dois Conceitos de Civilização é o segundo livro escrito pelo Professor José Lisboa Mendes Moreira. Ele mesmo explica o que o motivou para a realização deste trabalho:

 
 

 
 

 

     “Em 1988 publiquei, pela Editora Achiamé, o livro A Síndrome do Progresso: aspectos físicos e éticos do desenvolvimento. Nele, fiz a análise do processo econômico à luz das leis da termodinâmica e ressaltei o caráter moral da crise ecológica. De lá para cá, agravou-se a degradação ambiental e alguns problemas que já existiam só recentemente se evidenciaram, como é o caso do aquecimento global. Resolvi voltar ao assunto, com o mesmo enfoque, e abordar as questões sociais, econômicas e ambientais que nos afligem”.

       A obra conta com prefácio do Acadêmico Sávio Soares de Sousa que assim define sua essência: 

     “A preocupação com os destinos das gerações vindouras é o que se vislumbra através dos ensaios de nosso mestre Mendes Moreira. Que mundo haveremos de legar aos nossos descendentes?”

     Dois Conceitos de Civilização foi impresso na Gráfica Falcão, tem 92 páginas e o lançamento de sua primeira edição está a cargo da Trilha Produções Culturais.

 

SOBRE O AUTOR

 

 

José Lisboa Mendes Moreira formou-se em Filosofia, na Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade do Brasil (1945-1948).

 

Ensinou Filosofia e Psicologia, durante 35 anos, em três Universidades: UFRJ, PUC-RJ e UFF.

 

Na Universidade Federal Fluminense, foi Chefe do Departamento de Filosofia, Coordenador do Curso de Psicologia e Diretor do Centro de Estudos Gerais.

 

Depois que se aposentou do magistério, publicou o livro A Síndrome do Progresso, no qual aborda questões ecológicas.